sexta-feira, 29 de maio de 2015

Resenha: Livro Cidade dos Ossos (Experimento Literário)

Olá pessoas!

Trouxe essa resenha estreando o novo quadro do blog: o Experimento Literário.
Nesse quadro eu vou ler e escrever a resenha do primeiro livro de alguma série (de livros, obviamente :P) e dizer se o experimento está aprovado ou não, e se eu recomendo a leitura dos próximos livros dessa série. Para ver outros quadros clique AQUI



_________________________________________________________________________________

Livro: Cidade dos Ossos
Série:Os Instrumentos Mortais
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 462
Número de Capítulos: 23
Categorias: Fantasia, sobrenatural, ficção.
_________________________________________________________________________________

Clarissa Fray era uma adolescente de 16 anos normal que habitava no bairro Brooklyn, em Nova York.
Certa noite, ela e seu melhor amigo Simon foram a uma balada chamada Pandemônio. Enquanto dançavam, Clary – que era seu apelido – avistou um bonito garoto de cabelos azuis e ficou instantaneamente interessada. Foi quando uma linda garota de longos cabelos escuros,um vestido branco estonteante e maquiagem perfeita apareceu do lado do garoto e eles foram para o fundo da balada, onde ficava uma porta que provavelmente levaria à um depósito. Apenas por curiosidade, 

Clary os seguiu e ficou espiando pela porta. Mas ao contrário do que ela pensou, eles não estavam se beijando ou coisa do tipo: A garota estava com um chicote, e mais dois garotos armados com espadas e facas também apareceram. Clarissa notou que os três tinham no corpo – por todo o corpo, do pescoço aos pés – estranhas tatuagens, parecidas com símbolos ou coisa do tipo. Eles iam mesmo matar o garoto de cabelo azul? Quando Clarissa percebeu que sim, ela bem que tentou impedir. Então os três ficaram se perguntando em como ela podia vê-los. Depois de alguma discussão, o garoto loiro, o mais alto – e também mais bonito, notou Clary – disse coisas que não fizeram sentido nenhum: que eles eram caçadores das sombras e livravam o mundo de demônios e outros seres sobrenaturais maldosos, deixando-o mais seguro e habitável, e que o bonito garoto de cabelo azul era uma criatura do submundo. E eles o mataram, mas ao invés de cair sangrando, o garoto desaparece no ar. Ela também nota que ninguém além dela vê os três assassinos.

No outro dia, Clary iria ver o show da banda de seus amigos se apresentarem num café, mas tem uma séria briga com sua mãe, que clama que ela não vá. Mas ela vai mesmo assim, e bem no meio da apresentação ela vê Jace, o garoto loiro e alto que se intitulava caçador das sombras lá fora. Ela vai a seu encontro e ele a convida para conhecer seu tutor. Mas antes que ela pudesse responder, ela recebe um telefonema perturbador da mãe dizendo para que ela não volte para a casa. E obviamente, ela vai correndo para casa (com Jace atrás dela)! Chegando lá ela encontra a casa destruída, a mãe desaparecida e um demônio em forma de um pequeno, porém sanguinário monstro à sua espera. Ela acaba vencendo o monstro lançando o sensor de Jace (algo parecido com um celular, que ele explica depois que detecta criaturas das sombras) na boca dele. Mas acaba sendo ferida e cuidada por Jace, que também a leva para a “casa” dele.

A tal casa na verdade é o Instituto, uma antiga catedral gótica que fica em Nova York. Lá Clary é tratada, pode ficar segura e conhece os outros dois “assassinos” da noite na boate: os irmãos Alec e Isabelle Lightwood e também conhece Hodge, o tutor dos três garotos.
Os três embarcam em várias aventuras e desafios para encontrar pistas sobre o desaparecimento do cálice que pode transformar humanos em nephilim (caçadores das sombras) e de quebra, a mãe de Clary, Jocelyn.
É claro que acontecem muitas outras tretas no meio da história, mais é que a resenha estava ficando muito grande x_x

Achei o livro bem escrito, com os cenários e personagens muito bem caracterizados, e tudo numa linguagem nada complexa e bem simples de entender.
A composição do livro também é boa – Um início bem chamativo, o meio é cheio de aventuras, desafios e emoções rolando entre os personagens e o final foi completamente inusitado, surpreendente e inesperado.

A Clary é uma protagonista levemente sem graça, mais não é aquela personagem principal chata, sem atitude e que não faz nada.
A história em si é muitíssimo bem elaborada, surpreendente, criativa e convidativa.
O livro acabou não sendo grande como parece ser – mais de 400 páginasque parecem só 200 – então foi uma leitura bem rápida.

~Experimento Literário~

*. Tempo de Leitura: Leitura rápida.
*. Linguagem/tipo de escrita: Simples, de fácil compreensão, informal.
* Protagonista: Neutra, meio sem graça, mas tem atitude e vontade própria.
*. História: Interessante, bem elaborada, convidativa, do tipo que te obriga a ler só para saber o que vai acontecer no final.
*. Final: Surpreendente, nada clichê e inimaginável –daqueles que você fica tipo “Não. Não pode ser verdade. Como assim?” ou “Oi? Não acredito. OMG!”. Também te obriga a ler o próximo livro.
*. Nota geral do livro: ♥ ♥ ♥ ♥
*. Experimento Literário: Aprovado! O próximo livro – Cidade das Cinzas – já está na minha lista de próximas leituras! ^^


Então foi isso pessoas! Espero que vocês tenham gostado da resenha (apesar de ela ter ficado maior que o imaginado :P), que tenha sido útil e que vocês leiam o livro!

Abraços apertados, e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário, eu vou adorar *-*

- Não ofenda ninguém em circunstância alguma
- Não comente apenas para divulgar
- Fique a vontade para comentar textos gigantes (amo ♥)
- Responderei TODOS os comentários assim que puder!